Sérvios Dependem do Espírito Santo Para Eleger o Novo Patriarca

18 de novembro de 2009 § Deixe um comentário

Cerca de 40 bispos tomarão parte num conclave para nomear três candidatos ao posto de Patriarca. Quando os três nome forem apurados, cada um será colocado dentro de um envelope, posteriormente selado.
Os envelopes serão então colocados dentro de uma Bíblia. Depois de um serviço religioso um monge especialmente seleccionado para o caso, que terá passado dias em jejum e oração, retira os envelopes da Bíblia, baralha-os e entrega um ao Bispo que preside à eleição. O envelope é aberto de imediato, à vista de todos, e o nome do próximo patriarca é anunciado.
Trata-se de um método com raízes bíblicas, uma vez que os próprios apóstolos recorreram às sortes para escolher um 12º apóstolo para substituir Judas. Contudo, não é usual na prática das igrejas actualmente.
Aparentemente, o sistema terá sido desenvolvido para evitar a interferência das autoridades durante o regime comunista na escolha do Patriarca, e é usado agora pela primeira vez durante a democracia, uma vez que Pavle foi eleito quando a Jugoslávia ainda existia.

Segundo os observadores existem três principais candidatos à posição de Patriarca. O conservador Amfilohije, próximo dos nacionalistas sérvios e os moderados Irinej e Grigorije, vistos como mais pró-europeus.
O Patriarca que enfrentou Milosevic
Pavle faleceu aos 95 anos, tendo presidido à Igreja durante um período particularmente conturbado da sua história, incluindo a partição da Jugoslávia, diversas guerras e a perda do Kosovo, do qual foi Bispo, tendo denunciado a perseguição aos sérvios naquela província, e tendo sido agredido em pelo menos uma ocasião por militantes albaneses.
Apesar de ser muito bem visto pelos fiéis, foi criticado em diversas ocasiões por ter permitido que a Igreja se imiscuísse na política, numa época em que alguns sacerdotes abençoavam publicamente milícias paramilitares, responsáveis por diversos crimes de guerra.

Contudo, terminada a guerra, Pavle foi uma voz incómoda para o regime de Milosevic, ajudando a ferir a sua legitimidade.
A Igreja Ortodoxa é a principal confissão religiosa na Sérvia. Cerca de 87% dos sérvios consideram-se fiéis desta Igreja.

Fonte: Renascensa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Sérvios Dependem do Espírito Santo Para Eleger o Novo Patriarca no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: