O Profeta Elias

17 de julho de 2009 § Deixe um comentário

O Profeta Elias nasceu na região sudeste da terra Santa, nove séculos antes do nascimento de Cristo. Ele provinha da tribo Levita, da geração de Arão.
  
Um tempo antes do seu nascimento, o reino hebreu se dividiu em duas partes: O reino Judeu e o reino Israelista. O primeiro reino foi integrado entre as tribos de Judá e Bejamim, e Jerusalém era sua capital e ocupava a região do Oriente Médio da Terra Santa. O reino de Israel estava na região setentrional e era constituido de dez tribos, e sua capital era Samaria.

Nos tempos do Profeta Elias, o povo hebreu que habitava no reino de Israel, começou a afastar-se da fé e a venerar os deuses pagãos, como Baal e outros mais.

 
Durante o reinado do rei israelita Acabe  (877-854 antes de Cristo), Elias sentiu o chamado para servir a Deus como Seu Profeta e se transformou em um ardente defensor da verdadeira fé.
  
Assim o Profeta Elias tratou de convencer ao perverso rei Acabe a rejeitar os idolos e se dirigir ao verdeiro Deus, mais o rei não o escutou.
 
Então o Profeta previu que durante três anos em Israel não haveria chuva, nem orvalho. A sêca e a fome assolaram Israel. O Profeta se retirou para um lugar isolado nas proximidades de um riacho a onde um corvo lhe trazia o alimento.

No final de um ano o riacho secou e então o Profeta se dirigiu para o norte da Terra Santa, a “Sarepta de Sidón” e se estabeleceu na casa de uma pobre viúva.

 
Apesar de precisar de alimentos, a viúva com a última farinha e azeite, cozinhou para ele pão e o deu para comer.

Depois desta ação, graças ao pedido do Profeta Elias em suas orações a Deus, nunca mais faltou farinha e azeite na casa da viúva e ela durante muito tempo pode alimentar o seu filho e ao profeta Elias.

 
Quando a viúva repentinamente adoeceu e morreu, o Profeta Elias a ressucitou  (3 Rei 17).

O principal lugar da adoração a Baal no reino de Israel, foi o monte Carmelo.

 
Passados três anos e meio de seca, o Profeta Elias reuniu ali o rei Acabe, o povo e os sacerdotes de baal onde demonstrou por meio de um grande milagre a verdade do Deus Único (3 Reis 18).
 
Depois deste milagre, Jesebel, a esposa de Acabe,começou a perseguir o Profeta Elias, o qual teve que esconder-se no deserto e finalmente chegar até o monte Orebe, perto do Sinai.
 
Aqui Elias teve uma visão: primeiro foi sentida uma suave brisa e em seguida viu a Deus. O Senhor a Elias que ungisse Eliseu como Profeta,  e que ele seria o seu sucessor .
 
A vida de Elias como Profeta foi finalizada de forma extraordinária: ele foi levado ao céu numa carruagem de fogo, (4 Reis 2:11). 
 
Foi o Profeta Elizeu quem presenciou este feito erecebeu a capa de Elias com a qual realizou o primeiro milagre.
 
O Profeta Elias permanece agora no céu, com alma e corpo, igual o antepassado Enoc, que também foi levado vivo para o céu com corpo e alma. (Gênesis 5:24).
 
E se considera que tanto o profeta Elias como Enoc voltarão a terra antes do fim do mundo, para acusar o anti-cristo e sofrerão martirios nas mãos deste último.

Mediante os grandes milagres que realizou, Elias ajudou ao restabelecimento da verdadeira fé em Deus entre o povo israelita e desta forma destruiu a idolatria. 

 
Atráves destes feitos, preparou a chegada do Salvador do mundo.

O povo reza para o profeta Elias, durante tempos de sêca. O povo crê que Elias é aquele, quem dirige as forças da natureza. 

 
Antes da revolução Russa, no ano de 1917, no dia da comemoração de Santo Elias, o povo esperava tormentas e tempestades e considerava que era um pecado trabalhar nesse dia.
 
Em nossa comunidade ortodoxa se abençoa os meios de transporte, recordadndo a carruagem de fogo que levou o profeta, pedindo a Deus que nos conduza ao seu reino celestial.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento O Profeta Elias no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: