Nomeado o Novo Arcebispo Católico Romano de Olinda e Recife

2 de julho de 2009 § Deixe um comentário


. Teresa Maia/DP/D.A PressDom Antônio Fernando Saburido, anunciado hoje como novo Arcebispo do Recife e de Olinda, concedeu ao Diariodepernambuco.com.br a primeira entrevista como substituto confirmado de Dom José Cardoso Sobrinho.

Ele tem 62 anos, é natural do Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB), no ano de 1978. O religioso também foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB e tem como lema episcopal “Segundo a tua palavra”.

Por telefone, da cidade de Sobral, no Ceará, ele falou sobre as suas prioridades na Arquidiocese e sobre as polêmicas envolvendo o atual Arcebispo.

Confira a entrevista:
Como o Sr. soube que seria o substituto de Dom José?
Soube no final do mês de maio que tinha sido indicado pelo Papa (Bento XVI). Desde então, venho rezando e refletindo sobre o assunto. Fui consultado e meu nome foi confirmado no dia 17 de junho. Hoje, veio a publicação.

A posição era almejada pelo Sr?
Não. Estou à serviço da Igreja. Sobral (cidade do Ceará onde é o atual Bispo) está de coração partido, e eu também. A gente cria laços, mas me sinto muito honrado e muito feliz com esta escolha. Gosto muito do Recife (Saburido é natural do Cabo de Santo Agostinho).

Quando o Sr. assume o arcebispado?
A solenidade acontece no dia 16 de agosto, na data da assunção de Nossa Senhora, que é o dia em que ela subiu aos céus. Há 9 anos, na mesma data, fui ordenado Bispo auxiliar de Olinda e Recife para trabalhar ao lado do então Arcebispo Dom José Cardoso (cargo que ocupou de 2000 a 2005).

Que coincidência…
Não é coincidência, são os caminhos de Deus.

O que muda na Arquidiocese com a chegada so Sr.?
Cada pessoa tem a sua cabeça, a sua maneira de trabalhar. Mas não tenho nada programado. Vamos fazer uma assembleia com os padres, com o povo e ver o que é mais urgente, o que Deus está querendo.

Qual é a expectativa do Sr. para este desafio?
Todas elas, tudo que eu penso foi relatado em uma carta aberta que enviei a Dom José Cardoso, dirigida a todos os arquidiocesanos, para ser divulgada hoje.

Dom José Cardoso Sobrinho foi um bispo que levantou polêmicas no Recife. A mais recente delas envolveu o aborto legal realizado em uma criança de 9 anos, estuprada pelo padrasto, no qual ele se pronunciou contrário ao procedimento e favorável à excomunhão de todos os envolvidos. Como o Sr. se sente o substituindo e qual a posição do Sr. sobre o assunto?
Como eu falei, cada cabeça é um mundo. Eu respeito muito Dom José Cardoso. Ele faz as coisas com responsabilidade e conhecimento do Direito Canônico. Mas eu sou mais pastoral. Eu deixaria de lado a política canônica e ficaria do lado da defesa da vida. Eu não gostaria, no entanto, de me aprofundar neste assunto.

Quais são as suas prioridades como Arcebispo?
Quem guia a Igreja é o Espírito Santo. Vou conversar com o povo de Deus. Estou fora (de Pernambuco) há quatro anos e perdi o contato. Não sei como está a situação por aí.

Por Patrícia Fonseca, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Nomeado o Novo Arcebispo Católico Romano de Olinda e Recife no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: