Um Protestante Pode Ser Salvo?

9 de fevereiro de 2009 § 6 Comentários

Um internauta me escreveu fazendo a seguinte pergunta:

> ola padre tenho uma duvida; quer dizer qeu a pessoa so se salvara se ela
> praticar o cristiansimo ortodoxo? eu que sou protestante sigo as leis de
> deus escritas na biblia, tambem eu nao me salvaria ou deveriaa eu me
> converter a ortodoxia?

Caro José,

Paz em Cristo.

Sendo vc um protestante, possui um conceito de salvação que não condiz totalmente com o ensino da Igreja.

Permita que eu me explique melhor: Todo o conceito protestante de salvação é oriundo da interpretação que os reformadores fizeram dos escritos do Apóstolo Paulo (especialmente os contidos nas epístolas aos Romanos, Gálatas e Efésios). Devido à falta de conhecimento pleno da tradição (vivência e ensino) da Igreja (apenas conheciam a tradição do ocidente, baseada em Agostinho), eles, os reformadores, entenderam salvação como sendo apenas o livramento da condenação e expiação da culpa, dentro de um processo de natureza jurídica, legal.

No entanto, a salvação vai mais além do que o perdão dos pecados e uma sentença favorável no temível tribunal de Cristo. Salvação é atingir a perfeição de Cristo, para a qual fomos predestinados (Rm. 8:29; Ef. 4:-13). A justificação é apenas uma etapa deste processo que nasce na eternidade e na eternidade alcança seu fim (Rm. 8:29-31). Este processo é chamado na Igreja Ortodoxa de “deificação”, ou seja, o homem retorna ao estado original para o qual fora criado: ser a imagem e semelhança de Deus. Por isto que São Paulo diz que sem a “santificação (processo de assimilação da natureza Divina) ninguém poderá ver a Deus” (Hebreus 12:14). “Justificação” e “Santificação” como realidades distintas e fragmentadas é um ensino herético (divisionista) que obstacula o verdadeiro conhecimento de Deus, posto que gera nas almas indolentes e utilitárias o estímulo para reter apenas o “básico” que em suas mentes obscurecidas entendem ser a justificação dos pecados, posto que esta lhes livraria da condenação do inferno.

O perdão dado a um criminoso não o torna apto a viver em sociedade, pois ele não precisa apenas de perdão, mas de uma nova consciência. Assim, também, termos os pecados perdoados não nos torna aptos ao Reino, mas, sim, o ser uma nova criatura.

O ser nova criatura é uma operação do Espírito Santo (2 Cor. 3:17,18) que reconstrói em nós a imagem Divina. E isto se dá pela nossa participação na vida Divina e, não simplesmente, por estarmos institucionalmente ligados a uma comunidade cristã (isto não quer dizer que devamos exercer nossa fé apartados ou de forma isolada, pois, sozinho, ninguém se salva, pois precisamos dos dons espirituais dos outros para alcançar a estatura de Cristo, cf Ef. 4:11-13).

A Igreja Ortodoxa, sendo a Igreja estabelecida por Cristo, fundamentada no ministério dos Apóstolos e dos seus sucessores através dos séculos, preservando fielmente o depósito da fé, sendo guiada pelo Espírito da Verdade, conforme Cristo prometeu (João 16:13) é o espaço privilegiado onde a salvação se opera; contudo, jamais poderemos afirmar que além de suas fronteiras (histórica e geograficamente limitadas), esta salvação não possa ser operada, pois, “Aqueles a quem não foi anunciado o verão, e os que não ouviram o entenderão” (Isaías 52:15; Rm 15:21), e também Ele, Cristo, é a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem (João 1:9).

Fraternalmente,

Pe. Mateus

Anúncios

§ 6 Respostas para Um Protestante Pode Ser Salvo?

  • Jovita de Souza Leão disse:

    Olá Padre,

    Louvo a Deus pela sua resposta a essa pergunta tão questionada no nosso meio de igrejas que, simplesmente justifica a salvação, só em dizer “sim” eu aceito o senhor Jesus como salvador, sem profundidade de conhecimento da santificação.

    Abs.
    Jovita

  • wenningta disse:

    Eu faço minhas as palavras de Jovita, e fico partiicularmente feliz por saber que a Verdade sobre tudo que não sabiamos sobre a verdadeira Fé e vivencia cristã, está sendo resgatada pouco a pouco no nosso Ocidente, e esperamos que em breve no mundo todo através do Ensino e Experiência milenar da Igreja. Deus sempre nos surpreende…

    Abs
    Miriam (Wenningta)

  • Kennedy Seixas disse:

    Muito boa a pergunta da irmã Jovita, como também a resposta do Pe. Mateus. Pois a pergunta dela é a de vários irmãos protestantes como eu.

    Kennedy Seixas

  • Kennedy Seixas disse:

    Retifico o meu comentário em relação ao autor da pergunta ao Pe. Mateus sobre o tema: “Um protestante pode ser Salvo” foi do irmão José.

    Kennedy Seixas

  • eric do anzóis disse:

    E como católico ? Estou salvo ? 🙂

    • lecionario disse:

      Caro Eric,

      Obrigado por acessar nosso blog e postar comentário.
      O raciocínio desenvolvido em relação aos protestantes serve também para todos que formalmente não professam a fé ortodoxa.

      Espero que vc tenha entendido bem o texto.

      Fraternalmente,
      + Mateus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Um Protestante Pode Ser Salvo? no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: