Metropolita Kirill é eleito patriarca da Igreja Ortodoxa Russa

29 de janeiro de 2009 § Deixe um comentário

cirilo_de_smolenskMOSCOU (AFP) — O metropolitano Kirill, de Smolensk e Kaliningrado, de 62 anos, foi escolhido patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, cargo no qual sucede a Alexei II, falecido em 5 de dezembro passado, anunciou o concílio eclesiástico.

Depois de muito tempo à frente da seção de relações exteriores da Igreja russa, Kirill foi eleito por uma maioria entusiasmada na bela catedral de Cristo Salvador, em Moscou.

Kirill recebeu 508 votos do concílio, enquanto seu adversário, o metropolita Kliment, de Kaluga e Borovsk, obteve 169.

“Aceito e agradeço ao concílio da Igreja por minha eleição como Patriarca de Moscou e de todas as Rússias”, declarou solenemente Kirill, após o anúncio dos resultados.

Em seguida, ele celebrou uma missa ortodoxa com a congregação ali reunida.

Antes de ser escolhido para ser o novo líder da Igreja Ortodoxa, Kirill fez uma apaixonada defesa da união de seus fiéis, apelando para que resistam ao proselitismo católico e protestante.

Cerca de 700 bispos da Rússia e de todas as dioceses espalhadas mundo afora participaram da cerimônia – a primeira eleição de um Patriarca após o fim da União Soviética.

Reunidos do lado de fora da catedral, aproximadamente 100 fiéis cantavam e rezavam, resistindo ao frio gélido da capital russa.

O novo chefe da Igreja Ortodoxa Russa, que será entronizado no próximo domingo como 16º patriarca de Moscou e de todas as Rússias, deve representar uma dor de cabeça para o Kremlin, segundo analistas.

O Metropolitano Kirill, que nos últimos 10 anos manteve seu próprio programa semanal na televisão – chamado “Palavras de um pastor” -, é visto como uma verdadeira metralhadora nos círculos políticos da Rússia.

“Entre os bispos, ele é o único político de verdade. Se eu fosse o presidente, teria medo deste homem”, estimou o especialista em assuntos religiosos Sergei Filatov, da Academia Russa de Ciências, referindo-se a Kirill.

Os políticos russos “não sabem dizer o que ele vai fazer. Se (a economia) for mal, ele não sabem o que o Patriarca Kirill vai fazer. Eles devem preferir alguém que pudessem controlar”, disse por sua vez Geraldine Fagan, analista e jornalista da agência de notícias religiosas Forum 18.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Metropolita Kirill é eleito patriarca da Igreja Ortodoxa Russa no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: